45 Episódios na próxima terça-feira

PTexto publicado por mim, no www.ganguedabola.blogspot.com e no Facebook Gang da Bola - Podcast

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, conforme a hora a que estejam a ler este texto.

O meu nome é Pedro Gama. Podem seguir-me em redes sociais, como sejam o Facebook, o Twitter, o Instagram ou o Tik Tok (procurem pel'O Tio Gama).

Senti necessidade de vos vir falar sobre este pequeno projeto (Gang da Bola) que tem tido algumas dificuldades em descolar, Nunca fiz este programa (podcast, chamem-lhe o que quiserem) com o propósito de ser famoso mas, por vezes, sinto a frustração de que não seja mais ouvido.

O Gang da Bola começou por ser uma ideia diferente da que vemos hoje.

A primeira grande diferença prende-se com o tempo de duração de cada programa. A ideia original era a de ter 60 minutos por semana. Quando começámos a ter algumas rádios interessadas tivemos de repensar o programa para 45 minutos (se bem que, algumas vezes, fizemos bem mais do que 1 hora de gravações e recortávamos 45 minutos para a edição rádio); hoje em dia fazemos ao redor de 35 a 40 minutos para todas as plataformas.

No inicio reuníamos grandes grupos para conversar e debater sobre algumas temáticas. Chegámos a dividir o programa em 3 temáticas diferentes por programa. Hoje tentamos ter apenas um convidado/colaborador (pertencente, ou não, aos colaboradores habituais do Gang) abordando apenas um tema por programa.

Um dos elementos que pertenceu à génese do projeto acabou por se afastar bem cedo e, também, ser afastado quase que em... comum acordo, por falta de concordância, vamos chamar-lhe, editorial pelo que o Gang teve de refazer a sua "face" bem cedo. Mas não me arrependo de nada já que acho que se formou um grupo fenomenal.

Tivemos a fase de entrevistas quinzenais que deixaram de ser "obrigatórias" para andarmos ao sabor do que as temáticas semanais nos iam oferecendo como temas. As entrevistas surgirão sempre que houver oportunidade de as fazer... E vão existir...

Nem sempre tem sido fácil manter o programa semanal.

A ideia que existiu, durante algumas semanas, de publicar a conversa semanal em vídeo, no Youtube, também não surtiu os resultados esperados e tudo isto são coisas que tomam tempo a alguém que, por mais que queira conseguir, não consegue manter tudo, sem que se vejam outros resultados do que apenas algumas visualizações.

No início a ideia de dar destaque ao desporto de todos os países que falam português foi, também, muito presente mas, mesmo isso, sem colaboradores de várias regiões do globo, torna-se impossível. Quem se lembre sabe que o Blogue nos primeiros meses era atualizado, diariamente, com várias notícias dedicadas a todos os países de língua portuguesa sobre temáticas que, raras vezes eram vistas em Portugal e, muitas vezes, mais rapidamente e mais assertivamente do que meios de comunicação consagrados o faziam. Mesmo essa assiduidade teve de cair por falta de tempo e por obter resultados diminutos no blogue em questão.

Hoje estamos mais modestos na forma de fazer mas mais ricos no conteúdo e na forma como abordamos as temáticas. E hoje senti necessidade de fazer este balanço. Primeiro porque quero agradecer aos 12 magníficos que, comigo, continuam a sustentar este "programa" semanal e que têm tido a paciência de me aturar; Adao Da Fonseca, Alberto Lario, António Alegre Alegre, Carlos Manuel Restolho (Camané), Francisco Barata, João Prates, Joaquim Marques, Manuel Grosa, Rui Ferreira, Zeca Marques, Francisco Agatao e Hélder Duarte. São um grupo fantástico, de gente humilde, com grande sabedoria nas áreas do desporto, e outras, que me têm ensinado muito e não se exaltam perante nenhum dos outros: antes se mostram humildes e aprendizes a cada dia.

Quero dizer a quem nos ouve habitualmente e a quem não o faz que o Gang está para dar e durar. Vai mudar, é certo, tornar-se algo diferente mas vamos continuar, de forma humilde, a tentar crescer paulatinamente.

Conforme cresçamos assim tentarei dar novos passos. Mas por agora apenas gostaria de convidar todos e cada um dos que estão a ler este texto a ouvir, semanalmente, uma conversa descomplexada, sem polémicas, com alegria, sobre o Futebol e o desporto em geral e que, ao ouvirem possam partilhar e criticar cada um dos programas.

Se isso acontecesse já era uma grande vitória que nos poderia levar a outros patamares de aventuras.

Todos os nossos 45 episódios podem ser ouvidos  no nosso blogue, www.ganguedabola.blogspot.com

Um bem hajam e façam parte, ou continuem a fazer parte, deste Gang

Pedro Gama

Comentários