A Opinião com "Uma grosa de pensamentos", por Manuel Grosa - Ricardinho não será equecido

 

O nosso Ricardinho... o nosso mágico. O melhor do mundo... de sempre e para sempre!!! Vai deixar de representar a nossa Seleção Nacional de Futsal. De todas as conquistas e troféus ainda lhe falta erguer um último, este de valor sentimental incalculável. Entrar, pela última vez, com a Camisola das Quinas, acompanhado dos seus filhos... Esta será a despedida!

Ricardinho marcará para sempre o Futsal Mundial como um génio da modalidade. "O mágico", como é apelidado no mundo desportivo.

Ricardinho muito cedo começou a conquistar espaço no panorama nacional, em 2003 com 18 anos transfere-se do Miramar para o SLB. Desde então foram várias as conquista individuais e coletivas.

É inevitável falar de Ricardinho sem abordar outro “monstro” da modalidade, Falcão. Discute-se muito quem foi o melhor de sempre à escala planetária: eu digo, sem qualquer tipo de excesso patriótico que foi Ricardinho e, na minha opinião, os factos são claros para dizermos que o nosso Ricardinho foi o melhor de sempre. Falcão 4 vezes melhor do mundo, Ricardinho 6 vezes, Falcão deixou marca no Futsal Brasileiro e na Seleção Brasileira, Ricardinho deixou a sua marca em Portugal, no Japão, na Rússia, em Espanha, em França, e um legado enorme na Seleção Nacional. Estes factos são diferenciadores, mas, para além dos números e currículo ainda existe uma outra característica no Ricardinho para dizermos que foi melhor de sempre: para além de um jogador desconcertante, mudanças de velocidade e direção, fintas e dribles inimagináveis, Ricardinho, sendo um jogador tecnicamente muito evoluído é, também (e provou-o no último mundial), um jogador muito forte e disciplinado defensivamente.

Ricardinho é fonte de inspiração para a Nação do Futsal e não só. Os meses que antecederam o Mundial mostraram a fibra de um campeão, física e psicologicamente. Foi um longo calvário após a operação. Recuperar da forma como o nosso "Mágico" recuperou não está ao alcance de muitos, mas a vontade de carregar 11 milhões com a camisola mais importante do mundo fez o nosso craque mover montanhas.

Vão ficar vídeos de momentos inesquecíveis por muitas décadas. Obrigado Ricardo Braga!

Por Manuel Grosa

Comentários

  1. Obrigado tanto ao mister Grosa pelo artigo de excelência como ao Gang da Bola pela iniciativa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário