OPINIÃO - INTRODUÇÃO DO PODCAST DESTE DIA 5 DE OUTUBRO - FORMAR PARA O AMADORISMO

Vivemos num país de 92 212 quilómetros quadrados,em que existem, pelo menos, uma mão cheia de realidades paisagísticas diferentes, qual delas a mais bela… venha o diabo e escolha…Sejamos francos: Quantas vezes "desfazemos" até dos sucessos dos nossos patrícios?

Vivemos num país em que criticamos os autarcas a toda a hora, mas em que o argumento do “ele (ou ela) até tem obra feita”, serve quase como justificação para se ter colocado uns “trocos" ao bolso, no processo.

Passamos os dias a criticar a corrupção,o enriquecimento ilícito, ao sabor de sensacionalismos jornalísticos que nos entram, coniventemente por nós, pela casa adentro mas que não têm mais do que o propósito de, na sua demagogia e populismo nos fazer ´consumir, mais e mais, notícias, fidedignas, ou não, mas que, com audiência, acabamos por enriquecer os bolsos de uma meia dúzia.

No mesmo sentido… somos o povo da “cunha” na câmara, para arranjar um emprego mas não percebemos que é ness “cunha” que começa a corrupção

Passamos fins de tarde num balcão de café, a criticar o presidente da câmara ou junta de freguesia… mas no domingo das eleições… nem fomos votar… porque os políticos são todos iguais…

No desporto há tanta corrupção… principalmente nos clubes que mais apoiamos… lavagem de dinheiro, jogos de poder… mas se o presidente do clube lá da terra fez um churrasco no fim do jogo para alguns sócios mais fieis e jogadores: “ai jesus” que só se aproveitam.

A nossa seleção de futsal ganhou um campeonato do mundo. Meus amigos… do MUNDO!!! Eram umas poucas de centenas de adeptos no aeroporto. Bandeiras, ninguém as viu nas janelas…

 

Os nossos médicos combateram uma série de batalhas no ultimo ano e meio… na primeira semana bateram-se palmas… no resto do tempo bateram… nos médicos…

Esta mentalidade eu não a entendo… Nunca entendi.

Mas pior ainda… somos melhores entre os melhores. destacamos-nos em tantas coisas boas… desporto, ciência, economia… até na política. Somos dos melhores emigrantes que o mundo já teve… mas na boca do povo e, por inerência de razões, na prática, continuamos a ser uns "coitadinhos". Não conseguimos acreditar em nós, nem quando os nossos pares nos mostram que somos capazes se quisermos. Os "tugas" que vencem, vencem a dizer "vocês também são capazes"… mas não acreditamos neles…

FOMOS CAMPEÕES DO MUNDO DE FUTSAL… ninguém, quase, quis saber… FOMOS CAMPEÕES DA EUROPA DE FUTEBOL MASCULINO… foi sorte… GANHÁMOS QUATRO MEDALHAS NOS JOGOS OLÍMPICOS: isso nem são portugueses… GANHÁMOS NOS PARALÍMPICOS, DUAS MEDALHAS… até nisso já fomos melhores…. Temos campeões de canoagem, de ténis de mesa…. Soubeste dessas notícias… provavelmente não porque estava a jogar o Benfica, ou o Porto ou o Sporting…

Hoje falamos de alegrias desportivas… hoje falamos de amadorismo que dá alegrias às terras, ou,pelos menos, vida às terras… Hoje dizemos: Somos os melhores entre os melhores e, quiçá, os melhores do mundo em tudo e mais alguma coisa…

Como há 111 anos (5 de Outubro) atrás, alguns acreditaram que podiam ter uma vida diferente, para melhor e lutaram por ela…

Aqui começa o Gang da Bola

 

Por Pedro Gama

Comentários