Opinião - O desrespeito pela informação (Coisas que me deixam triste com a profissão que abracei, um dia)
Este Blogue é uma página de apoio ao nosso projecto principal, que é o Podcast "Gang da Bola". Este é publicado, em áudio, semanalmente, às terças-feiras, pelas 20.00h, no SOUNDCLOUD, no YOUTUBE e no SPOTIFY. Esperamos que ouçam e, se não o fizerem, ou fizeram, já, que o venham a fazer.
Seja como for: o blogue acaba por ser uma ferramenta essencial, ao longo da semana, para irmos acompanhando, dentro do nosso amadorismo, as notícias que achamos (com destaque para o "achamos") mais relevantes sobre o desporto nos países de língua portuguesa.
Sabemos que tem existido uma discrepância enorme de notícias dos vários países. Portugal é um dos que mais tem notícias e é natural que assim seja, já que tudo o que fazemos é a partir deste país. Depois acompanhamos muito a actualidade Moçambicana, pelo facto de termos, já, actualmente, colaboradores moçambicanos; Brasil, por ser muito mais fácil obter informações desportivas do Brasil, principalmente na internet e, depois, Angola e Cabo Verde; da Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor, torna-se mais complicado encontrar actualidade desportiva relevante diariamente, com enfâse para Timor.
Já procurámos colaboradores noutros países, em particular Timor, mas não tem sido fácil.
Mas não nos desviemos do assunto principal; tudo isto serve para dizer que há algumas notícias que acompanhamos com maior relevância. E, atenção, repetimos: esta não é a nossa ocupação principal.Nos últimos dias temos acompanhado com atenção o Afrobasket Feminino, que decorre nos Camarões, como já tínhamos acompanhado com muito interesse o Afrobasket Masculino do Ruanda, também este ano.
Tentámos trazer as notícias, em cima da hora, das equipas de lingua portuguesa e conseguimos ser sempre os primeiros a falar do que quase ninguém falava ou fala. Quase ninguém, porque, rara excepção, encontrámos algumas notícias na imprensa portuguesa, em particular no jornal A Bola, que tenta dar destaque aos países de língua portuguesa e ao seu desporto, mas, em certas alturas, mais valia não o fazerem.
Na sexta-feira, 24 de Setembro de 2021, este jornal (profissional e que só vive de dar notícias às pessoas) publicava, pouco depois das 16.00h, no seu site, uma informação que intitulava de "Moçambique vence Costa do Marfim e disputa quinto lugar com Angola". Logo aqui comecei a ficar de pé atrás mas pensei que pudesse ser um erro Inocente.Mas no texto era bem explicito: este Jornal português afirmava, de novo, "Este triunfo dá direito as basquetistas moçambicanas à disputarem o quinto lugar diante de Angola, que derrotou o Egito". Para além dos erros ortográficos, explícitos, a informação é totalmente errada. Angola não venceu o Egipto... pelo contrário, perdeu. E o jogo de Moçambique para disputar o 5.º lugar não foi, obviamente, com Angola; foi com o Egipto.
Uma tristeza que eu até podia relevar se se tivessem dado ao trabalho de rever a notícia e apagar o erro. Mas quando vi a notícia ela já estava on-line há mais de 24 horas e ninguém tinha alterado um vírgula.
Deixei um comentário na notícia que teria de ser aprovado. 12 horas depois ainda não houve aprovação. UMA TRISTEZA DE JORNALISMO. POBRE, DESLEIXADO E ORGULHOSO QUE NÃO ALTERA NEM REVÊ.
Daqui a 20 anos, quando alguém procurar informações on-line sobre este Campeonato Africano das Nações de Basquetebol feminino, se der com esta notícia, vai estar a repetir falsa informação.
O blogue Gang da Bola acompanhou as equipas de língua portuguesa do principio ao fim e deu informações sempre correctas e em cima da hora. Pena que os motores de busca não nos dêem destaque porque não somos A Bola. Eu digo... ainda bem que não somos. Não damos notícias erradas e, se dermos, corrigimos e pedimos desculpa.
Uma última nota: onde eu fui buscar fotos actualizadas do campeonato o Jornal a Bola também pode ir. Não vão porque não querem, a lei do menor esforço impera e o que interessa é o "BENFICA, O SPORTING E O PORTO". O resto não merece respeito.
Comentários
Enviar um comentário