Afrobasket Feminino 2021 - Moçambique perde na estreia, mostrando a falta de preparação para este Campeonato

A selecção feminina de Basquetebol de Moçambique perdeu por 67-50 este sábado, frente à Nigéria na Estreia do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol (Afrobasket) feminino, a decorrer nos Camarões.

Depois de toda a polémica que envolveu a participação de Moçambique no Afrobasket feminino, as moçambicanas lá conseguiram estar presentes depois da intervenção do próprio governo. Recorde-se que até à última semana Moçambique não tinha pavilhão para treinar,pelo que a preparação real das "mambas" foram poucos dias em território moçambicano. 

Foi uma primeira parte em que as moçambicanas se bateram muito bem e com grande capacidade de recuperação. Depois de um primeiro quarto muito pobre, as equipas pareceram "calibrar" para o segundo quarto e as nigerianas tomaram conta do jogo, chegando a ter cinco ponto de avanço. Mas nos últimos cinco minutos do primeiro tempo as "mambas" recuperaram e foram para o intervalo a vencer por 4 pontos de diferença (29-33).

No início do terceiro Quarto as Nigerianas entraram, de novo, a tentar retomar a dianteira e acabaram esse período com uma vantagem de 11 pontos (53-42).

No quarto e último quarto, o cansaço físico e anímico acabou por vencer as Moçambicanas que chegando a estar a perder por 18 pontos, acabaram por perder pela diferença de 17 pontos.

Neste domingo Moçambique volta a jogar, frente à congénere de Angola, pelas 17.00h. Seja como for, Moçambique realizará sempre um terceiro jogo de acesso aos quartos de final

Stefania Chiziane, jogadora do Ferroviário de Maputo, de 24 anos, foi a melhor marcadora das "mambas" com 12 pontos.

Comentários