Afrobasket 2021 - Cabo Verde e Angola - Dia de desaires: Contas complicadas para a "língua portuguesa"

 No Afrobasket 2021, a decorrer no Ruanda até dia 5 de Setembro, foi dia de derrotas dos dois representantes da língua portuguesa.

Quis a sorte que as seleções de Basquetebol de Cabo Verde e Angola ficassem no Grupo A, o mesmo grupo do país anfitrião. O primeiro jogo opôs aqueles dois países, registando-se um dos resultados surpresa da primeira ronda dos 4 grupos desta fase final.

Nesta segunda jornada as duas seleções não conseguiram vencer os seus oponentes colocando em causa o apuramento para os quartos-de-final das duas equipas.

Os Cabo-Verdianos perderam por 66-70 frente ao Congo e os angolanos por 71-68 frente ao Ruanda. 

Depois do enorme jogo que Walter Tavares fez frente a Angola, nesta partida esteve mais apagado, apessar de, ainda assim ter sido o melhor dos cabo-verdianos.

Já na equipa angolana destaque para Jilson Bango, o melhor de Angola.

Na próxima jornada ambas as equipas estão obrigadas a vencer as suas partidas. Se isso acontecer, Cabo-Verde passa em primeiro do Grupo A e Angola vai disputar, depois, o jogo de acesso aos quartos com o Ruanda.

Se Cabo Verde vencer o Ruanda e Angola perder com o Congo, Cabo Verde passa em primeiro do grupo e Angola é eliminada. 

Ainda se Cabo Verde perder com o Ruanda e Angola vencer o Congo, 3 equipas ficam com 4 pontos, cada (Cabo-Verde, Angola e Congo) e com o confronto direto, também, empatado. Assim sendo a diferença de pontos, nos jogos entre estas 3 equipas, fará o desempate. Aí tudo pode acontecer.

Por fim, se as duas seleções perderem, Angola fica de fora e Cabo Verde disputa o jogo de acesso aos quartos com o Congo.

Ou seja: para Angola ter uma pequena esperança de se apurar para os quartos, precisa ganhar e nem isso é garantia de passar ao jogo decisivo. Já Cabo Verde Só tem de ganhar. Se perder, ainda assim, tem hipóteses.

Tudo para se saber no sábado.

 

Comentários