Depois de no último programa termos iniciado este "assalto" opinativo, no próximo programa queremos acrescentar mais. Chegamos à verdadeira raiz deste podcast: explorar o futebol na segunda natureza mais pura.
Não sei deixar de olhar para alguma atualidade.
Hoje falamos dos "sapatos de 5 bicos". Uma referência ao pé descalço. Aquele que, tantas vezes, em criança, apesar de dorido não desistia de chutar o esférico, até o sol se esconder, muitas vezes, e quase sempre com o "apito final" a configurar-se nas vozes alteradas de mães que gritavam, pela enésima vez, "vem jantar!!".
Isto leva-nos à formação dos jovens de hoje em dia, em diferentes realidades.
Na Europa, cada vez mais, estamos a esquecer esta raiz. Que não tem de ser, necessariamente, com o pé descalço. Mas do futebol, no Largo, sem relva mas com terra e pedras, sem árbitros mas com a capacidade de, crianças e jovens, se entenderem sem intermediários. Uma realidade que nos ensinou, tantas vezes, a reconhecer estratos sociais, já que o dono da bola era o do estrato mais elevado. E só havia uma bola, tantas vezes.
Mas, no futebol de rua, juntavam-se vários estratos sem se reconhecer tal, pois estavam todos sujos do mesmo pó. É desta visão quase poética e filosófica que partimos para o próximo programa.
Faça parte do nosso podcast. Deixe o seu testemunho sobre a sua infância e está temática do futebol de rua. Envie uma mensagem audio para o nosso WhatsApp para o +351962190483.
Comentários
Enviar um comentário